segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Núcleo Gestor do Patronato Dona Lindóia....


ano de 2011 o núcleo do PDL, está de cara nova. Como diretora está Magnolia, coordenadoras pedagógicas temos Ana Freire e  Socorrinha e como secretária escolar Ana Márcia. Todas são comprometidas com o seu trabalho e encaram de frete a educação desta instituição apoiando e dando suporte aos professores para uma educação de qualidade.

sábado, 27 de novembro de 2010

Histórico.da E.E.I.E.F PATRONATO DONA LINDÓIA.




ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL PATRONATO DONA LINDÓIA
 ‘Educando com Fé e Amor”
HISTÓRICO DA ESCOLA
A Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Patronato Dona Lindóia, situada na Avenida Agrônomo José Alves, 716, bairro centro em Mucambo-CE, CEP: 62170-000, instituição pertencente à rede municipal de ensino, mantida pela Prefeitura Municipal de Mucambo, com o código no INEP: 23022302, foi construída em 1962, na administração do Sr. Prefeito Raphael Cláudio de Araújo. Recebeu o nome de Dona Lindóia em homenagem a primeira dama do município na época.
No ano de 1960 o pároco da cidade Monsenhor Domingos Gusmão de Sabóia, juntamente com o prefeito e todos os munícipes angariaram dinheiro com leilões, quermesses e doações para construção de um local para reuniões e encontros das pastorais da comunidade que mais tarde recebeu o nome de Patronato ( Instituição de assistência especial para menores). A construção do prédio começou em 1961, sua  inauguração aconteceu em 1963.
O Patronato Dona Lindóia iniciou seus trabalhos em fevereiro de 1963 com fins religiosos e escola particular de Educação Infantil ao 4º Ano Primário, tendo como diretora Ir.Celeste. Através da mensalidade as irmãs reparadoras do coração de Jesus mantinham suas despesas.
Por muitos anos o Patronato Dona Lindóia, funcionou como instituição particular de ensino atendendo a população com situação financeira  favorável no município.
Em 1980 assumiu como diretora Ir. Vasconcelos, onde veio a acabar o ensino particular e assinar convênio com a LBA. Mais tarde a mesma conseguiu vários convênios com outras ONGS, conseguindo manter a escola no mesmo padrão de particular.
Em 2001 assumiu a direção do Patronato Ir. Geralda, que na época já não haviam mais convênio com nenhuma ONG. Passou então a criar projetos como FEIRA DA SOLIDARIEDADE, OFICINA DA CIDADANIA, CONVIVER BEM incentivo aos jovens, adultos e idosos.
No ano de 2007 o Patronato Dona Lindóia  teve seus trabalhos interrompidos e o prédio ficou fechado por um ano. 
Em 2009 na administração do Sr. Prefeito Manoel Gomes de Lima assinou um contrato de comandado com o pároco da cidade Pe. Eudes e a Madre Superiora, assumindo durante quatro anos a utilização do prédio para transformar em escola de educação infantil e fundamental I. Foi então que começaram os trabalhos de reforma e legalização para os anos letivos de 2009 à 2012, sendo nomeada como diretora Raimunda Alcântara Parente que logo foi substituída pela vice-diretora Carolina Adelina Albuquerque Aguiar.
Neste ano de 2010 houve uma inovação no núcleo gestor da escola, é formado pela diretora Magnólia Sá da Silva e como coordenadoras pedagógicas Ana Freire Nepomuceno e Marta Maria Freire Duarte e como secretária escolar Ana Márcia Gomes Lustosa de Lima. A escola hoje (2010) está organizada em dois turnos, atende a 293 crianças entre 4 a 6 anos, sendo 9 turmas do Infantil e 3 turmas do 1º ano nos turnos matutinos e vespertinos. Com atendimento as crianças da sede e bairros vizinhos Sumaré, Mucambinho, Vila Betânia, Vila do açude, bom gosto.
A integração entre escola e comunidades atende as expectativas abertas a críticas e sugestões que visam a melhora do ensino. Mesmo quando temos uma demanda de pais sem estrutura financeira favorável. Alguns são agricultores, funcionários públicos com salário mínimo e muitos sobrevivem de programas sociais, sendo esse um grande desafio da escola pública que tem o papel na formação do educando, está na metodologia dos trabalhos assumidos pelos gestores da referida escola. Também é tarefa do Patronato Dona Lindóia saber trabalhar com emoções, transformações, valores, formação cidadã e atitudes do sujeito em relação ao outro, reafirmando, assim sua responsabilidade, compromisso enquanto agente social.
No ano de 2010, a Escola Patronato Dona Lindóia, entende que o processo de construção do projeto político pedagógico será um avanço na educação da escola, pois o PPP representa a oportunidade da direção, coordenação pedagógica, professores e a comunidade escolar, tomarem sua escola nas mãos, definir seu papel estratégico na educação dos alunos, organizar suas ações, visando atingir o aprendizado dos alunos.Tendo como aliados nesta construção do PPP a formação de gestores, oferecida pelo Conselho Estadual de Educação do Ceará.Executada pela Coordenadoria Estadual de Formação de Executivos Escolares para Educação Básica- CEFEB e apoiada pela Secretaria de Educação. Tendo também esta formação a função de qualificar gestores conscientes do seu papel e compromissados com ensino de qualidade de sua escola.
A proposta Pedagógica conta o apoio do professor na condução do processo ensino aprendizagem, mais especificamente, no desenvolvimento pedagógico em sala de aula, no processo de avaliação e permanência do aluno. Além de participar ativamente do desenvolvimento na escola vários projetos, entre eles: “VIAJANDO NO MUNDO MÁGICO DA ESCRITA”, “OS SEGREDOS DO MAR”, “ MEU ANJO DA GUARDA”,” UMA HISTÓRIA POR DIA” .
A escola procura estabelecer parcerias com as Secretarias Municipais de Educação, Cultura, Saúde e Ação Social e outras instituições da comunidade local, na tentativa de atender todos os anseios, dificuldades e necessidades da comunidade. Os professores da Educ. Infantil do 1º e 2º ano participam de formação e planejamento oferecido pela Secretaria de Educação e também pela escola.
Neste ano a escola recebeu a premiação de Escola Nota 10, referente ao ano de 2009 pelo Governador do Estado do Ceará Senhor Cid Ferreira Gomes, pelo excelente resultado na avaliação do SPAECE ALFA, na qual a escola conseguiu alfabetizar todas as crianças na idade certa, de acordo com a proposta do Programa de Alfabetização na Idade Certa – PAIC, criado pelo governo Estadual em parceria com Secretaria de Educação do Estado e Município, gerenciado pela atual Secretaria de Educação Maria Basto de Brito Lima e tendo como formadoras Magnólia Sá da Silva no eixo de Educação Infantil, Francisca Vanderli e Keyla Cristiana de Azevedo no eixo de Alfabetização.
Hoje é uma escola pública de referencia que prioriza uma educação de qualidade para as crianças de Educação infantil e Ensino Fundamental do Município formando-as para a cidadania e promovendo um conhecimento sistemático.