sábado, 23 de março de 2013

Vídeos do Projeto ; Água Fonte de Vida.


               SALVE A MÃE NATUREZA - ALUNAS DO 7º ANO "A"
PARÓDIA: ÁGUA É VIDA - 8º ANO "B"
PLANETA ÁGUA- FUNK ALUNOS DO 8º ANO "B"
PLANETA ÁGUA - ALUNAS DO 6º ANO 'B" 

sexta-feira, 22 de março de 2013

Projeto; "ÁGUA FONTE DE VIDA"

Quero agradecer a Deus por mais um trabalho realizado. Ontem 22 de março realizamos a culminância do projeto de ciências "ÁGUA FONTE DE VIDA". Gostaria de parabenizar todos os alunos do 6º ao 8º Ano do Centro Educ. Dep. Manoel Rodrigues pelo empenho nas apresentações e experiências. Fiquei muito feliz em ver que os alunos absorveram o conteúdo proposto pelo projeto e fizeram acontecer nas apresentações, PARABÉNS MEUS AMORES. Gostaria de agradecer também ao nícleo gestor da Escola que ejudaram para realização do projeto em especial a diretora Vera que desde o primeiro momento confiou no meu trabalho e me deu autonomia para realizar o mesmo. Agradeço também de coração meu colega de trabalho professor Anderson que mesmo não sendo sua disciplina  disponibilizou-se para ajudar os alunos nas experiênicas. Em fim só posso dizer OBRIGADO MEU SENHOR e que nos próximos projetos que ainda virão  teremos sucesso como este.













EXPERIÊNCIAS USANDO ÁGUA COMO COMPONENTE PRINCIPAL. 

Vulcão em erupição

Fogo e água




maquete da CAGECE






22 de março "DIA MUNDIAL DA ÁGUA"




quinta-feira, 7 de março de 2013

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2013



8 DE MARÇO DIA INTERNACIONAL DA MMULHER!



Sim, a todas as mulheres este é nosso dia, merecemos tudo de bom pois somos uma força da natureza, geramos vidas dentro de nós, damos a luz que é um verdadeiro milagre, gerimos pessoas, somos mulheres, mães, amigas, filhas...por isso e muito mais merecemos respeito carinho em meu nome de todas as mulheres que conheço PARABÉNS por seres MULHER. Em especial minhas alunas do Centro Educ. Dep. Manoel Rodrigues do 5º ao 8º Ano.



 

terça-feira, 5 de março de 2013

nota de repúdio.

CAROS COLEGAS DE PROFISSÃO, ESTAMOS SOFRENDO DESVALORIZAÇÃO EM NOSSO MUNICIPIO, POIS O ATUAL PREFEITO DERRUBOU DE VEZ NOSSO PCCRM- PLANO DE CARGOS E CARREIRAS DO MAGISTERIO E AGORA ESTAMOS EM UMA LUTA FERRENHA PARA RESGATAR NOSSO DIREITOS. VEJAM A NOTA.

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONAUTICA - OBA 2013

É com imensa alegria e satisfação que informamos que o Centro Educacional Dep. Manoel Rodrigues participará novamente da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), que entra em sua 15ª edição.
A OBA é um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, para alunos do  primeiro ano do ensino fundamental até aos do último ano do ensino médio. A OBA ocorre totalmente dentro da própria escola, tem uma única fase e é realizada dentro de um só ano letivo. A participação dos alunos é voluntária e não há obrigatoriedade de número mínimo ou máximo de alunos, porém no caso dos alunos do segmento do Ensino Fundamental I, far-se-á necessária a inscrição mediante autorização do responsável por meio da ficha abaixo, devidamente preenchida até o dia 09/03 (sexta-feira) – sem prorrogação

Já estou trabalhando com meua queridos alunos alguns conteúdos para assim prepará-los para a prova que será realizada dia 10 DE MAIO DE 2013.
VAMOS MEUS QUERIDOS JUNTOS CONSEGUIREMOS APRENDER E GANHARMOS AS MEDALHADAS!

Ilusão de óptica...

Na hora da novidade trabalhei com os alunos algumas ilusões de óptica. Eles ficaram fascinados.





Projeto "ÁGUA FONTE DE VIDA".

Nesste mês de março estou trabalhando com meus alunos do 6º ao 8º Ano o projeto "ÁGUA FONTE DE VIDA". Tivemos uma abertura muito significativa e estamos trabalhando textos, músicas e experimentos na sala de aula. Dia 2 de março será o dia da culminância do projeto onde os alunos apresentaram para a comunicade escolar todo o resultado do projeto. Confira o projeto e algumas fotos da abertura do mesmo.


Projeto Água: a importância para nossas vidas
Tema: “Água fonte de vida”





DISCIPLINA: CIÊNCIAS
PROFESSORAS: MAGNÓLIA SÁ DA SILVA E ANTONIA LUCINEIDE VIANA MONTE





MUCAMBO-CE
2013

ESCOLA CENTRO EDUCACIONAL DEPUTADO MNOEL RODRIGUES
LOCALIAÇÃO: MUCAMBO/CE
DIRETORA: VERA LUCIA RODRIGUES
COORDENADORAS PEDAGÓGICAS: VERONICA E JUCIARA
DISCIPLINA: CIÊNCIAS
PÚBLICO: ALUNOS DO 6º AO 8º ANO
PROFESSORAS: MAGNÓLIA SÁ DA SILVA E ANTONIA LUCINEIDE VIEIRA MONTE
Projeto Água: a importância para nossas vidas
Tema: “Água fonte de vida”
1 – Apresentação: Este projeto visa ajudar professores e alunos no trabalho de conscientização da população em relação à cultura de preservação da água, mostrando suas múltiplas formas de uso, os ciclos da mesma, sua importância para a vida e para a história dos povos.
2 – Justificativa: o trabalho com o tema “água, fonte de vida” que se propõe aqui, deverá apresentar para os alunos  uma visão ampla que envolve inúmeros problemas que o mundo atual vem enfrentando com relação à falta de água. O projeto deve ser desenvolvido visando proporcionar aos alunos uma grande diversidade de experiências, com participação ativa, para que possam ampliar a consciência sobre as questões relativas à água no meio ambiente, e assumir de forma independente e autônoma atitudes e valores voltados à sua proteção e conservação.
3 – Objetivos gerais: Ajudar os alunos a descobrirem os sintomas e as causas reais dos problemas que o Brasil vem enfrentando com a poluição e a falta de água, onde possam:
- perceber as interferências negativas e positivas que o homem pode fazer na natureza, a partir de sua realidade social;
- reconhecer que a qualidade de vida está ligada às condições de higiene e saneamento básico, à qualidade do ar e do espaço;
- adotar, por meio de atitudes cotidianas, medidas de valorização da água, a partir de uma postura crítica;
- levar os alunos a entenderem que o equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;
- conscientizar que a água não deve ser desperdiçada, nem poluída, etc.
4 – Problematização: através das experiências já vividas pelos alunos no seu âmbito familiar, a principal função desse projeto é de contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem diante da realidade em que o mundo vem enfrentando com a poluição e a escassez de água. Para isso, é necessário que mais do que informações e conceitos, mas atitudes e formação de valores, que serão apreendidos na prática do dia-a-dia, no meio social.
5 – Etapas Previstas:
1ª Etapa: conversar com os alunos sobre a importância da água para o nosso organismo e o meio em que vivemos. O professor poderá contar alguma história associada ao tema;
2ª Etapa: pesquisa em sala de aula sobre o tema, de materiais levados pelos alunos, pesquisados em casa, e análise dos mesmos;
3ª Etapa: cada aluno poderá confeccionar um livro com figuras e produções de texto individuais;
4ª Etapa: utilizar os materiais restantes para a montagem de um mural sobre o assunto, em lugar visível a toda comunidade escolar;
5ª Etapa: discussão de uma peça teatral sobre o tema, onde os alunos montarão os diálogos, a fim de que esta seja apresentada para outras turmas;
6ª Etapa:
trabalhar com a música “Planeta Água”, de Guilherme Arantes, onde os alunos irão elaborar cartazes em grupo retratando o que entenderam da mesma;
7ª Etapa: visita a uma estação de tratamento de água e discussões sobre a realidade da poluição dos rios;
8ª Etapa: trabalhar com experiências concretas, mostrando a importância da água para nossa vida, para as plantações, bem como os estados físicos da mesma.
6 – Recursos didáticos: são todos os materiais, atividades e soluções utilizadas durante a realização do projeto, como revistas, jornais, livros, passeios, entrevistas com pessoas da família e da sociedade, cola, tesoura, papéis para o mural, enfeites, gravuras xerocadas,slids, vídeos, data-show etc.
7 – Avaliação: deverá ser feita de forma contínua, com relatórios descritivos de cada etapa, das discussões do grupo, das atitudes diante do projeto, etc. O professor deverá avaliar também a participação e o envolvimento de cada aluno, de forma individual, bem como avaliar o desenvolvimento de seu trabalho de forma crítica e construtiva.
8 – Conclusão: Espera-se que ao término do projeto os alunos estejam conscientes da importância da água tanto para a vida animal como para a vegetal, que saibam utilizá-la sem desperdício e sem poluí-la, levando para seu meio social todos esses aprendizados. Na culminância do projeto elaborar faixas e cartazes para sair em passeata pelas principais ruas no dia 05 de junho dia Fo meio ambiente e culminância do projeto referente ao mesmo.
9 – Bibliografia:
- Dia-a-dia do Professor, vol. 2 – Gerusa Rodrigues Pinto e Francês Rodrigues Pinto,
- Parâmetros Curriculares Nacionais, vol. 9 – Meio Ambiente e Saúde,
- Projetos Pedagógicos 3º Milênio – Miriam Cristina Cazante de Carvalho.