sexta-feira, 30 de maio de 2014

Melhores Momentos da Escola da A.C.A do primeiro simestre - 2014

 Neste semestre divemos vários momentos especiais e gostaria de compartilhar com vocês!!!

JANEIRO
JORNADA PEDAGÓGICA - 1ª DIA








2ª DIA DE JORNADA 





3ª DIA DE JORNADA






4ª DIA DE JORNADA























quinta-feira, 29 de maio de 2014

Aula de Religião - 6º Ano "A"


Hoje irei trabalhar com minha turminha do 6º Ano os valores, então preparei uma aula bem bacana.
No final da aula farei um bingo e entregarei um cartão com um chocolate.


AULA DE RELIGIÃO


AS CHAVES DE AIDÊ


              José, o irmão de Aidê, tinha um grande molho de chaves. Ele se orgulhava muito destas chaves. Com uma delas ele abria a sua gaveta, com outra abria a garagem onde ficava sua bicicleta e com outra abria e trancava seu guarda-roupas.
Sua irmãzinha  Aidê bem que gostava de ter  tantas chaves como seu irmão. Por isso resolveu pedir a José que arrumasse um molho de chaves tão bonito quanto o seu. José não estava de bom humor e por isso não quis atender o pedido da irmã.
- O que você vai fazer com tantas chaves? Disse ele:
A mãe que ouvia a conversa dos dois e a resposta de José ficou com pena de sua filha e foi logo dizendo:
- Não se preocupe meu bem, logo mais vou lhe dar um molho de chaves, pode esperar aqui mesmo no quintal, logo lhe trarei.
Aidê estava ansiosa. Daí a pouco a mãe voltou e lhe disse:
- Aqui está o molho de chaves.
-Para que são elas mamãe? Perguntou Aidê surpresa por tantas chaves diferentes.
A primeira disse a mãe, tirando do molho uma chave BRANCA, chama-se BOM DIA! Com ela você abrirá cada novo dia. Se você quer que o dia  seja útil e feliz, faça chuva ou faça sol, sorria e cada dia ao sair do quarto .
Apanhou a chave AZUL e disse:
- Aqui está a chave AMOR. Você  procurará usa-la  muitas vezes durante o dia . O papai, a mamãe, seus irmãos e amigos ficarão contentes em ouvi-la.
      Depois mostrando duas chaves VERMELHAS, quase iguais disse:
- Estas duas chaves são irmãs, a às vezes, torna-se difícil usa-las. São chamadas DESCULPE-ME e SINTO MUITO.
Aidê estava séria, ela  sabia muito bem  o que a mãe queria dizer –lhe ao falar assim. Ainda havia outras chaves.  Estas duas chaves AMARELAS são irmãs também  e devem ser usadas sempre que for pedir a alguém  alguma coisa . Chama-se FAÇA O FAVOR e MUITO OBRIGADO.  Enquanto falava mamãe prendia as chaves numa fita branca
-Você pode usar estas chaves com mais esta que se chama: BOA NOITE, ela fecha os trabalhos e brincadeiras do dia. Use-a com voz agradável  e doce , assim você fará os outros alegres antes de partir para o mundo dos sonhos.



♣ Agora que você leu o texto, diga com sua palavra o que entendeu do mesmo.
­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________






BINGO: Fonte dos desejos
Querido aluno,. Escolha apenas doze palavras como fonte de seus maiores desejos para arriscar a sorte.
Sucesso, União, Liberdade, Compromisso, Força, Determinação, Coragem, Vitória, Sonhos, Dignidade, Alegria, Consciência, Trabalho,Justiça, Iniciativa, Criatividade, Amor, Fé, Dinheiro, Competência, Renovação, Profissionalismo, Ousadia, Esperança, Criatividade, Afetividade, Democracia, Liderança, Confiança, Cidadania, Sabedoria, Humildade.


1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12


“O mundo é uma escola, nós somos os alunos, a vida é uma sala de aula e cada dia é uma matéria a ser aprendida”.
Oliverique


Projeto Dengue - 2014



ESCOLA ANTONIO CUSTÓDIO DE AZEVEDO
 “Educando e Construindo Sonhos”


PROJETO INTERDISCIPLINAR – 6º AO 9º ANO


Tema: Contra a DENGUE, prevenção e conscientização é a solução!

JUSTIFICATIVA

           Em razão do grande índice de casos de dengue no nosso município, surge a necessidade de desenvolver um trabalho de conscientização e sensibilização a toda  a comunidade escolar e local, visto que é de suma importância o trabalho profilático, pois é somente ele quem pode  exterminar o mosquito. Tendo em vista a epidemia de dengue que assola o município e a necessidade de esclarecimento da população como um todo, torna-se de alta relevância a execução deste projeto que tem como finalidade conscientizar e sensibilizar os alunos a desenvolver o seu papel como multiplicador no processo de prevenção e as medidas de combate a dengue, já que estamos convivendo com essa epidemia; afinal a dengue está se expandindo rapidamente, considerando a facilidade de disseminação, podemos imaginar o grau de dificuldade para efetivamente combater a doença. Assim, a prevenção e as medidas de combate exigem a participação e mobilização de toda comunidade a partir da adoção de medidas simples, visando à interrupção do ciclo de transmissão e contaminação.

Objetivo geral:

            Estimular a formação de uma consciência à preservação da saúde, desenvolvendo habilidades de combate e prevenção à dengue.

Objetivos Específicos:
·          Desenvolver as habilidades de interpretação de informação escrita e comentada;
·         Incentivar a participação e atividades em grupos, visando a inclusão e o respeito e a diversidade de opiniões;
·          Identificar as formas clínicas da dengue;
·         Conhecer as diversas formas de estágios prevenção e tratamento;
·          Destacar medidas preventivas à dengue;
·         Conscientizar a família, a comunidade quanto à importância de sua participação no combate ao dengue, e que é dever de todos;
·         Localizar em mapas locais com maiores casos de dengue no Brasil e no Estado;
·          Ler e construir gráficos e tabelas que representem núcleos de dengues em sua cidade e região;
·         Considerar através do histórico da dengue seu surgimento e disseminação;
·         Elaborar diferentes tipos de textos alusivos à campanha de combate ao mosquito da dengue;
·         Desenvolver encenações, paródias, cartazes, panfletos, apresentações em Slides sobre o combate ao mosquito da dengue;


Público alvo
Alunos do 6º e 9º Ano do Ensino Fundamental
Toda a comunidade em geral

Tempo previsto
02 meses

Sugestões de Atividades a serem desenvolvidas por cada disciplina

Língua Portuguesa (Professores Responsáveis; Aluana, Geliana, Dorilene e Osmar).
- Leitura de textos informativos, textos jornalísticos, charges, poemas;
-Produção de textos informativos, textos jornalísticos, charges, poemas;
-Confecção de painéis referente a produção realizada.

Matemática (Professores Responsáveis; Claiza e Rubem ).
- Levantamento de dados estatísticos referentes aos casos de dengue registrados na cidade, região, estado e país;
- Leitura e interpretação  de tabelas;
-Construção de tabelas e gráficos a partir dos dados gerados.

Ciências (Professores Responsáveis; Magnólia e Claiza).
- Leitura de textos informativos sobre o mosquito Aedes aegypti e seus estágios, bem como a doença por ele transmitida;
- Estudo de medidas preventivas e o tratamento da doença;
- Confecção de cartazes alusivos à dengue, ao mosquito e seus estágios, medidas profiláticas e tratamento.

 História (Professore Responsável; Elildo).
- Leitura de textos informativos sobre o histórico da dengue, quando foi considerada uma doença e como foi esse processo;
- Realização de questionários, produções de fichamentos e ilustrações sobre o histórico;
- Elaboração da Linha do tempo sobre o histórico da dengue;

Geografia (Professores Responsáveis; Leyde e Elildo).
- Leitura de textos informativos para o levantamento de dados sobre  os casos de dengue no país, estado, região e cidade;
- Localização no mapa dos locais com índices de casos de dengue;
- Elaboração de legendas, mapas e gráficos com os dados obtidos.

Artes (Professora Responsável; Tatiana).
- Leitura de poemas e músicas de campanha contra a dengue;
- Paródia editada em PowerPoint para apresentação de poemas lidos;
- Releituras de desenhos do mosquito;
- Releituras de desenhos de combate ao mosquito transmissor da dengue.

Educação Física (Professores Responsáveis; Rubyane e Robson).
- Leitura de textos informativos sobre a relação do condicionamento físico e o nível de imunidade e a aquisição da doença;
- Elaboração de listas com indicações de nutrição, hidratação e reidratação.




METODOLOGIA

            Para o desenvolvimento deste projeto ficou estabelecido os seguintes critérios:
·         Divulgação do projeto;
·         Distribuição de panfletos e convites à comunidade e alunos para a palestra;
·         Palestra com agentes epidemiológicos do município de Sobral;
·         Pesquisas em livros e na  Internet para estudo sobre o assunto;
·         Realização de atividades inerentes em sala de aula;
·          Confecções de panfletos,  cartazes, listas, gráficos, tabelas;
·          Edição de parodias sobre a dengue no PowerPoint;
·         Confecção de caracterização dos personagens para encenações;
·          Gincana e apresentação das atividades realizadas na conclusão do projeto.

RECURSOS
Os recursos utilizados para a execução deste projeto foram

a) Recursos Humanos:
·         Professores;
·         Alunos  do 6º ao 9º  Ano do Ensino Fundamental;
·         Professor da Sala de Informática;
·         Professores da Jornada Ampliada
·         Administrativos;
·          Coordenação Pedagógica;
·           Direção.

b) Recursos Materiais:
·          Panfletos doados pela Secretaria de Saúde;
·           Livros;
·         Data show;
·          Sala de Informática;
·          Câmera  digital;
·          Computadores;
·         Impressora;
·          Internet;
·         CD, DVD;
·         Aparelho de Som;
·          Cadernos;
·         Folha sulfites;
·         Cartolinas, papéis cartão, EVA, canetinhas;
·         TNT, cola.


Culminância
Com vistas aos objetivos elencados neste projeto, finalizaremos com uma exposição dos trabalhos dos alunos, permitindo aos pais e comunidade em geral a visitação para apreciação dos mesmos; Cabe ressaltar que todas as disciplinas foram contempladas com a participação e execução do projeto visto o mesmo ser interdisciplinar.

AVALIAÇÃO

            Os alunos serão avaliados através da observação, participação, interação, disposição e envolvimento nas atividades propostas, bem como no desempenho em trabalhos em grupos, organização e criatividade.

CRONOGRAMA GERAL DO PROJETO; CONTRA A DENGUE, PREVENÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO É A SOLUÇÃO!
DIA 13 DE MARÇO
Abertura do projeto; palestra em cada sala sobre o tema abordado.
DIA 14 DE MARÇO
Passeata pelas ruas da cidade com o objetivo de  Conscientizar a comunidade escolar sobre a importância da prevenção e combate a DENGUE.
DIA 15 DE MARÇO
DIA “D” visita as família para conscientização e prevenção contra a DENGUE..




DIA 21 DE MARÇO
Gincana; Modalidades
1-    Concurso de Paródia – Resp. Elildo e Kemuel
2-    Concurso de cartazes – Resp. Prof.ª de Arte Tatiana
3-    Concurso de desenhos e quadrinhos – Resp. Professores de português Aluana, Geliana, Dorilene e Osmar.
4-    Concurso de cordel – Resp. Prof.º de História Elildo
5-    Concurso de melhor documentário – Resp.  Jornada ( Kemuel, Robson e Tatiana) e prof.ª de geografia Leyde.
6-    Prova de coleta de materiais criadouros do Aedes Aegypte – Resp. Professores de ciências e matemática Magnólia, Claiza e Rubem.

PPDT- Projeto Professor Diretor de Turma.


 Mais uma aula de PPDT- Estudo dirigido de Português. Em equipe os monitores de Português trabalharam com sua equipe o jogo dos substantivos!