terça-feira, 22 de julho de 2014

OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA.

Ministro lança a 4ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa



O ministro da Educação, Henrique Paim, participou nesta segunda-feira, 24, do lançamento nacional da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, às 18 horas, no Itaú Cultural, em São Paulo. O programa busca aprimorar a prática didática de professores de Língua Portuguesa da rede pública em todo o Brasil com o objetivo de desenvolver competências de escrita nos alunos e contribuir com a qualidade do ensino.

Em sua fala, o ministro destacou a importância da realização da Olimpíada para a formação dos professores e dos estudantes. Segundo ele, é intensa a mobilização de toda a rede pública do país.

O período de inscrições da quarta edição da Olimpíada de Língua Portuguesa começa nesta segunda-feira, 24, e termina em 30 de abril. A Olimpíada é mais que um concurso de textos, já que realiza ações de formação de professores para atividades com gêneros de escrita. Mesmo professores que participaram de edições anteriores e que já estejam cadastrados no portal deverão fazer sua inscrição. Para que o professor possa participar do concurso é preciso que a secretaria estadual ou municipal de Educação – dependendo da rede à qual esteja vinculado – faça a adesão ao projeto no mesmo período de inscrição.

Prêmios – A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro vai distribuir prêmios nas etapas estadual, regional e nacional a estudantes, professores e escolas públicas.

Etapa estadual - Os professores inscritos e os alunos autores dos 500 textos semifinalistas selecionados na etapa estadual receberão os seguintes prêmios: professor – medalha e cupom para retirada de um ou mais livros na livraria montada no local do encontro regional; aluno – medalha e cupom para retirada de um ou mais livros na livraria montada no local do encontro de semifinalistas.

Etapa regional – Serão distribuídos os seguintes prêmios: professor – medalha e um tablet; aluno – medalha e um tablet; escola participante – placa de homenagem.

Etapa nacional – Os professores inscritos e os alunos autores dos 20 textos selecionados na etapa nacional receberão os seguintes prêmios: professor – medalha, um notebook e uma impressora; aluno – medalha, um notebook e uma impressora; escola participante: 10 microcomputadores, uma impressora, um projetor multimídia, um telão para projeção e livros.

Histórico – Em 2008, a Olimpíada de Língua Portuguesa se tornou política pública de educação, sob a coordenação do MEC, em parceria com a Fundação Itaú Social e o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). A olimpíada teve origem no programa Escrevendo o Futuro, desenvolvido pela Fundação Itaú Social, entre 2002 e 2006, em edições bienais, que contaram, naquele período, com a participação de mais de 3,5 milhões de estudantes em todo o país.

Na segunda edição, em 2010, a olimpíada teve a participação de mais de 7 milhões de alunos da educação básica, 60,1 mil escolas públicas e 239,4 mil professores; em 2012, na terceira edição, foram 5 milhões de alunos, 40 mil escolas públicas e 90 mil professores.

Assessoria de Comunicação Social
Palavras-chave: educação básica, português, Olimpíada de Língua Portuguesa

fonte: Ministério da Educação

Resumo do Cronograma de Atividades 2014

Dia/Mês
Atividades
24 de Fevereiro
Lançamento Nacional.
24 de fevereiro a 30 de Abril
 Inscrições e adesões.
24 de fevereiro a 14 de agosto
Realização das oficinas nas escolas.
15 de agosto
Último dia para as escolas enviarem os textos.
18 de agosto a 11 de setembro
Análise dos textos pela comissão municipal.
12 de setembro
Último dia para os municípios postarem a ata pelo site.
25 de setembro a 20 de novembro
Análise das Comissões julgadoras Estaduais e Regionais.
24 a 28 de novembro
Análise da comissão julgadora Nacional.
1º de dezembro
Evento de premiação e festa final.

sábado, 12 de julho de 2014

A CABANA!!


Enfim acabei de ler o livro " A CABANA". Gente não poderia deixar de compartilhar da maravilhosa experiencia desta leitura. A história é fascinante e fez com que eu refletisse muito sobre meu relacionamento com Deus.É uma verdadeira história de amor, perdão e mudança de vida. Se você quer experimentar esse amor, leia o livro e depois divulgue para que outras pessoas provem do amor de DEUS!!
Aos amigos se quiserem eu empresto, depois, pois já está com uma pessoa especial. Tenho em PDF se alguém quiser é só mandar o endereço de email que envio.
Teham uma santa e abençoada noite na paz do SENHOR JESUS!!

A CABANA
Durante uma viagem de fim de semana, a filha mais nova de Mack Allen Phillips é raptada e evidências de que ela foi brutalmente assassinada são encontradas numa velha cabana. Após quatro anos vivendo numa tristeza profunda causada pela culpa e pela saudade da menina, Mack recebe um estranho bilhete, aparentemente escrito por Deus, convidando-o a voltar a cabana onde aconteceu a tragédia. Apesar de desconfiado, ele vai ao local numa tarde de inverno e adentra passo a passo o cenário de seu mais terrível pesadelo. Mas o que ele encontra lá muda seu destino pra sempre.Em um mundo cruel e injusto, A cabana levanta um questionamente atemporal: se Deus é tão poderoso, por que não faz nada para amenizar o nosso sofrimento?As respostas que Mack encontra vão surpreender você e podem transformar sua vida de maneira tão profunda como aconteceu com ele.

Leiam, a história é muito interessante! Mas não se esqueçam, não devemos fazer desse livro uma bíblia, nada disso, a Bíblia é sagrada e nela contém tudo o que Deus quer nos dizer, o livro traz uma história bem legal e reforça que por mais que as pessoas nos tenha feito um mal muito grande, nós devemos perdoa-la, e não desejar o mal a ela. Pelo contrário, ore para que Deus possa entrar na vida dessa pessoa e a faça pedir perdão pelo mal que ela causou e possa viver em paz. Acredite, você viverá muito mais feliz!