terça-feira, 28 de abril de 2015

PARA CASA ; 8º Ano


Queridos vamos mudar um pouco nossa metodologiaa? Então ai está a atividade de casa. Copie no caderno de ciências, responda e traga na próxima aula.

Data da entrega; 8º Ano "A"  e "C"  - Dia 07 de maio ( quinta-feira)
                           8º Ano "B" - Dia 04 de maio ( segunda-feira)

 ATIVIDADE DE CIÊNCIAS
Leia o texto atenciosamente e responda as questões.
A dura jornada de um sanduíche
Texto de Lucia Helena de Oliveira
“A boca avança sobre o sanduíche. Os dentes cortam o pão e rasgam o recheio. A mordida marca a largada do percurso que o alimento fará por um tubo com cerca de 9 metros de comprimento, ora mais largo, ora mais estreito, na maior parte, cheio de curvas. Alguns obstáculos diminuirão a velocidade dessa longa travessia, que deverá durar entre 12 e 14 horas. No final da jornada, as ligações químicas das moléculas do sanduíche estarão quebradas em porções suficientemente pequenas para permitir que elas penetrem nas células humanas”.
Disponível em: http://super.abril.com.br/superarquivo/2006/conteudo_480628.shtml
Acessado em: 03.05.2011
1. O texto se refere ao processo:
a) Repiratório
b) Circulatório
c) Digestivo
d) Imunológico
2. “Os dentes cortam o pão e o recheio”. Com essa frase, a autora fala de:
a) Mordida
b) Paladar
c) Evacuação
d) Absorção
3. O trecho do texto “A mordida marca a largada do percurso que o alimento fará por um tubo
com cerca de 9 metros de comprimento, ora mais largo, ora mais estreito, na maior parte, cheio de
curvas”, se refere ao:
a) Tubo digestivo
b) Intestino grosso
c) Intestino delgado
d) Duodeno
4. O período de tempo de 12 a 14 horas percorrido pelo sanduíche é o tempo da:
a) Deglutição
b) Digestão
c) Absorção das vitaminas
d) Absorção dos sais minerais
5. No final da jornada do sanduíche, constata-se que ele contribuiu para:
a) Matar o indivíduo
b) Alimentar o indivíduo
c) Adoecer o indivíduo

d) Adormecer o indivíduo

Para enriquecer seu estudo acesse os links abaixo e boa aula.
Vídeo Link: https://www.youtube.com/watch?v=Om2i0zInP00
h􀆩 p://www.webciencia.com/11_22doencas.htm

PARA CASA ; 7º ANO


Amados, segue abaixo atividade de casa. Copiem no caderno e tragam na próxima aula
 Data da Entrega ; 7º Ano "A" -Dia 05 de maio ( terça-feira)
                              7º Ano "B" - Dia 06 de maio ( quarta-feira)


ATIVIDADE DE CIÊNCIAS


01. Escreva o nome de 5 animais vertebrados e 5 invertebrados.

Vertebrados                                                             Invertebrados


02. Explique, com suas palavras, porque várias espécies de animais estão ameaçadas de extinção e o que o ser humano pode fazer para ajudar a reverter essa situação.
R:________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
03. Explique o que são animais vertebrados e animais invertebrados.
R: _______________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
04. Existem animais invertebrados que, de tempos em tempos, perdem o esqueleto externo. Quais são esses animais?
R: ________________________________________________________________________________

05. Assinale as alternativas corretas.
A. O que leva os animais à extinção?
(    ) Cuidar dos animais em reservas ecológicas.
(    ) Falta de alimento e de água.
(    ) A caça em época de procriação.
(    ) Manter os animais nos zoológicos.
(    ) O desmatamento.

B. Em nossas aulas falamos que existem muitos animais em extinção em nosso planeta. Quais animais da nossa floresta Amazônica estão em extinção?
(    ) tartaruga, cachorro, arara-azul.
(    ) onça pintada, mico leão dourado, arara azul.

(    ) leão, onça pintada, arara azul.

Para enriquecer seu estudo assista os vídeos abaixo. Copie o link no youtube.

Vídeo Link: https://www.youtube.com/watch?v=5MiPLqhw9z8
Vídeo Link: https://www.youtube.com/watch?v=AQlxdnFgOzs
Vídeo Link: https://www.youtube.com/watch?v=QZ4mxPvDJzI
Vídeo Link: https://www.youtube.com/watch?v=lJhvtAt_1Nk

7º ANO TURMA "A"

Como a sala ficou vazia sem nossa pequena grande Flavinha. Mas não podemos mudar nosso destino, e o dela foi ir embora.Flavinha sucesso ai na nova escola. 












6º Ano "C" - Experiência.

Estudo do capítulo 14 "Propriedades do ar"
A equipe demostrou para turma a motivação do livro de ciências pág. 178








Experiência- 6 Ano Turma "C"

Trabalhando com meus pequenos o cap. 15 "Principais gases que compõem o ar" 
BALANÇA DO AR

MATERIAIS

ü  5 PALITOS DE ESPETINHO;
ü  1 ROLO DE NYLON;
ü  5 BALÕES.

PROCEDIMENTOS

Com um dos palitos de espetinho amarre um pedaço de nylon de 60 cm no centro do palito e certifique-se que está bem amarrado e bem no centro do palito, em seguida amarre mais dois pedaços de nylon de 10 cm em cada uma das pontas do palito, sempre se certificando de estar bem amarrado. Em uma das pontas será amarrado um balão VAZIO e na outra ponta será amarrado um balão CHEIO. Observar o comportamento dos dois balões e anotar qualquer percepção ou comentário em relação ao experimento.


OBJETIVOS


Demonstrar praticamente como o AR tem peso e ocupa lugar no espaço, incentivando também a criatividade e a consciência ecológica do aluno.
















OBS: Improvisei com barbante, mas deu certo.

Aula de Religião - 9º Ano "B"

Amo as sextas-feiras que estou co eles. Momento de acolhida; dinâmica da bala.











terça-feira, 14 de abril de 2015

Aula de Ciênciass- Capitulo 14 " Propriedades do ar"

Trabalhando com a turma do 6º Ano o capitulo 14 do livro "Ciências Naturais". Nesse cpítulo falamos das propriedade do ar, iniciamos com a motivação de alguns alunos enchendo o balão para explicar que o ar ocupa lugar.

Ainda sobre o assunto estudamos a resistencia do ar e no final da aula os alunos fizeram o concurso de aviõeszinhos ( Suplemento de projetos pág. 266)