quarta-feira, 2 de março de 2011

PROJETO: OS SEGREDOS DO MAR.

           E.E.I.E.F. PATRONATO DONA LINDÓIA
                        " Educando com Fé e Amor"



Projeto: Os Segredos do Mar




JUSTIFICATIVA


A partir de uma atividade de faz-de-conta realizada na roda de conversa (vôo da imaginação), na qual as cadeiras representam barcos, e, que ao sairmos delas cairíamos no mar, notei um grande interesse das crianças sobre este assunto.
Assim, pensando em utilizar o “mar” para trabalhar o projeto anual “Na mira da Comunicação”, realizei uma roda de conversas para fazer um levantamento sobre o conhecimento da turma sobre este assunto e suas maiores curiosidades.

As questões foram:
Ø Quem mora no mar?
Ø Por que a água é salgada?
Ø O jacaré mora no mar?
Ø Por que as conchas vivem na areia?
Ø Que bichos vivem na areia?
Ø O tubarão é mau?
Ø A baleia tem dentes?
Ø O peixe palhaço existe de verdade?
Ø Onde o peixe palhaço mora?
Ø O peixe pode viver fora da água?
Ø A anêmona é viva?
Ø A estrela do mar é peixe?
Ø O caranguejo vive no fundo do mar?
Ø A tartaruga também vive sem sair do mar?
Ø Como as baleias e os golfinhos se comunicam?
Perguntei então se havia o interesse de estudar esse tema e as crianças aprovaram a sugestão.

CONTEÚDOS ESPECÍFICOS

Ø Seres aquáticos
Ø A comunicação entre os seres aquáticos e a comunicação entre os seres humanos.

OBJETIVOS

LINGUAGEM ORAL

Ø Compreender a narrativa de variados textos demonstrando seqüência lógica nas idéias (início, meio e fim);
Ø Narrar e recriar textos variados;
Ø Interagir com diferentes tipos de textos: poesias, notícias de jornais, letras de músicas, textos científicos;
Ø Explorar sons onomatopéicos (animais) como se comunicam;
Ø Identificar e perceber semelhanças e diferenças entre sons iniciais e finais de palavras;

LINGUAGEM ESCRITA
Ø Reconhecer seu nome escrito e registrá-lo;
Ø Criar e exercitar suas hipóteses de registro e escrita;
Ø Interagir com materiais impressos: livros, jornais, revistas;
Ø Distinguir letras, números e figuras em textos;
Ø Experimentar a leitura de seus próprios textos;
Ø Reconhecer a inicial de seu nome em diferentes contextos (outras palavras);

SOCALIZAÇÃO
Ø Adquirir hábitos de colaboração e cooperação;
Ø Ser capaz de trabalhar coletivamente;

EDUCAÇÃO FÍSICA
Ø Utilizar o corpo explorando gestos, atitudes e movimentos com intenção comunicativa e representativa;
Ø Movimentar-se com soltura corporal conforme ritmos musicais variados;

CIÊNCIA , NATUREZA E TECNOLOGIA
Ø  Perceber as diferenças e semelhanças entre animais marinhos comparando-os consigo mesmo;
Ø  Adquirir uma preocupação ecológica (preservação e conservação do meio ambiente);

MATEMÁTICA
Ø Buscar situações próprias para situações problema de uma forma cada vez mais elaborada e lógica;
Ø Adquirir e estabelecer relações entre conceitos de textura, cor, forma, tamanho, temperatura, na ação sobre diversos objetos e materiais;
Ø Comparar conjuntos considerando a relação (muito, pouco, mesma quantidade);
Ø Classificar objetos por diferentes atributos;
Ø Fazer agrupamentos cada vez mais complexos, levando em conta uma diversidade maior de características dos materiais observados;
Ø Representar os números de 1 á 9, utilizando os signos correspondentes, sempre relacionados as respectivas quantidades;
Ø Realizar dobraduras simples;
Ø Trabalhar com histórias seqüenciadas;
Ø Ordenar objetos segundo um critério simples.

LINGUAGENS ARTÍSTICAS

Ø Representar cenas reais com recursos bi dimensionais (desenho, pintura) e tridimensional (modelagem, maquete);
Ø Utilizar materiais disponíveis na natureza (areia, pedra, concha) em suas produções;
Ø Representar cenas reais e imaginárias (mímica, dramatização);
Ø Interagir com diferentes imagens (gravuras, filmes, fotografias;
Ø Desenhar a partir da audição de histórias e da observação direta de cenas e situações.

JOGO SIMBÓLICO
Ø Exercitar o faz –de- conta atribuindo diferentes significados ao  mesmo objetivo e o utilizar para criar cenas e situações.

ATIVIDADES
1.   Registrar no cartaz palavras que lembrem o Mar;
2.   Fazer referência com a primeira letra do nosso nome;
3.   “Dia da praia” – preparar areia com objetos típicos de praia trazidos pelas crianças e animais marinhos de plástico, para uma brincadeira de faz-de-conta;
4.   Apresentação de músicas com motivos de mar para serem cantadas e dramatizadas (anel, sereia, barquinho, quem te ensinou a nadar, músicas do CD meu pé, meu querido pé);
5.   Com a música registrada no cartaz, retiraremos a palavra que mais aparece.  EX: SEREIA,  começa com a letra do nome da SOFIA; ANEL, começa com a letra do nome de AMANDA;
6.   Solicitar fotos de praia;
7.   Registro do que estamos vendo na praia. Qual o nome da praia, Registrar no quadro e fazer referência as letras do nosso nome;
8.   Pesquisar em livros e internet  fotos sobre baleia, tubarão, peixe palhaço, anêmona, estrela do mar, conchas, caranguejo, tartaruga, etc.
9.   Vamos selecionar as pesquisas e separá-las por fotos e pela fonte de pesquisa;
10.               Registraremos no quadro  as curiosidades e o meio de comunicação que utilizamos para a pesquisa;
11.               Iniciaremos a confecção de um livro com as informações obtidas no decorrer das pesquisas e ilustrações feitas pelas crianças;
12.               Construção de uma história coletiva a partir de uma figura de mar escolhida pelas crianças;
13.               Releitura de obras de arte de artistas que pintem o mar. Falar sobre o artista.
14.               Convidar um pintor para vir a escola e pintar uma tela (tendo o mar como tema);
15.               Entrevista com o pintor (com perguntas elaboradas previamente pela turma);
16.               Desenhos de animais marinhos;
17.               Desenho com interferência;
18.               Desenho com cola colorida;
19.               Expressão corporal (explorar os movimentos do corpo) – música tempestade no mar – Enya , “ Songs of the sea” ;
20.               Vôo da imaginação – O barulho do mar na concha;
21.               Confecção de animais marinhos com (papel machê, argila, massa de modelar, massa de bisqui);
22.               Escolher com o grupo um animal marinho, reproduzi-lo em tamanho natural e compará-lo a medida das crianças;
23.               Confecção de um painel de praia (colagem e pintura – socializado);
24.               Levar mapa da região para sala e localizar as cidades que tem paraias mais próximas da nossa cidade;
25.               Entrevista com um pescador (com perguntas elaboradas previamente pela turma);
26.               Informar as crianças que os navegadores utilizam-se do rádio para se comunicar, que os navegadores sempre escrevem suas aventuras para poderem relembra, pesquisar;
27.               Propor as crianças a escrita de nossas descobertas e dúvidas com ilustrações;
28.               Quando estamos distantes, nós, seres humanos, podemos nos comunicar por telefone, carta, email.
·        Enviaremos uma carta a uma amigo para contarmos o que estamos estudando;
·        Vamos manter contato com outros amigos de outra escola para sabermos o que eles estão estudando e contarmos sobre o nosso projeto. Enviaremos a “receita do peixe”.
29.               Personagens do folclore: O Boto, a Iara, a Sereia, a cobra dagua, etc;
30.               Ao final do projeto vamos fazer uma avaliação – O que sabemos hoje sobre o mar? E sobre os animais que estudamos? Quais os meios de comunicação que nós utilizamos para obter as fontes de pesquisa?

OBS: Mais atividades poderão ser elaboradas em decorrência do que as crianças trouxerem para a sala de aula. Utilizar também os contos clássicos: Pinóquio, A pequena Sereia (originais).
Ler em capítulos – O Reino das águas claras de Monteiro Lobato.

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