quarta-feira, 24 de outubro de 2012

FASES DA MATEMÁTICA

Assim como a psicogênese da escrita tem suas fases e a leitura também, agora conhecemos as fases matemáticas. Foi uma experiencia mito rica a Formação do Eixo de alfabetização do PAIC.
Confira.
 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA - SEDUC
COORDENADORIA DE COOPERAÇÃO COM OS MUNICÍPIOS – COPEM
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PAIC
EIXO ALFABETIZAÇÃO
4ª FORMAÇÃO DE FORMADORES DO 1º E 2º ANO

III. COMO AS CRIANÇAS REPRESENTAM GRAFICAMENTE OPERAÇÕES/PROBLEMAS DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO
Pesquisei3 como as crianças representam graficamente operações e problemas de adição e subtração tendo como referencia
o estudo de Hughes (1986). Conclui que as crianças representaram operações/problemas de adição e subtração
de modo idiossincrático, icônico, icônico simbólico
e convencional.
1. REPRESENTAÇÃO IDIOSSINCRÁTICA (FASE PRÉNUMÉRICA):
A criança representa os problemas de adição e subtração
sem centrarse
na numerosidade, ou seja, nas relações numéricas do problema (os dados dos problemas). A criança
está numa fase prénumérica,
sua representação é qualitativa e não quantitativa. Representa graficamente
com rabiscos, desenhos, cenas, letras e até números/algarismos sem nenhuma relação com relações numéricas/
numerosidades do problema (ver exemplos).
2. REPRESENTAÇÃO ICÔNICA (FASE NUMÉRICA): A criança representa os problemas de adição e subtração centrandose
na numerosidade, ou seja, nas relações numéricas do problema (os dados dos problemas). A criança está na fase
numérica e sua representação é quantitativa baseada na correspondência termo a termo. Representa graficamente
a numerosidade dos dados do problema com rabiscos, marcas gráficas ou desenhos numa correspondência com a
quantidade (ver exemplos).
3. REPRESENTAÇÃO ICÔNICASIMBÓLICA
(FASE NUMÉRICA): A criança representa os problemas de adição e subtração
centrandose
na numerosidade, ou seja, nas relações numéricas do problema (os dados dos problemas). A criança
está na fase numérica e sua representação é quantitativa baseada na correspondência termo a termo. Semelhante a
representação icônica, representa graficamente a numerosidade dos dados do problema com rabiscos, marcas gráficas
ou desenhos numa correspondência com a quantidade só que nessa etapa ela representa também o número/
algarismo junto às marcas gráficas (ver exemplos).
4. REPRESENTAÇÃO CONVENCIONAL (FASE NUMÉRICA): A criança representa os problemas de adição e subtração centrandose
nas relações numéricas, nos dados do problema e representandoos
de modo convencional, ou seja, com
números/algarismos ou com o algoritmo/continha, utilizando os sinais convencionais (ver exemplos).

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