Confira.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA - SEDUC
COORDENADORIA DE COOPERAÇÃO COM OS MUNICÍPIOS –
COPEM
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PAIC
EIXO ALFABETIZAÇÃO
4ª
FORMAÇÃO DE FORMADORES DO 1º E 2º ANO
III.
COMO AS CRIANÇAS REPRESENTAM GRAFICAMENTE OPERAÇÕES/PROBLEMAS DE ADIÇÃO E
SUBTRAÇÃO
Pesquisei3 como
as crianças representam graficamente operações e problemas de adição e subtração tendo como
referencia
o estudo de Hughes (1986). Conclui que as
crianças representaram operações/problemas de adição e subtração
de modo idiossincrático, icônico, icônico
simbólico
e convencional.
1.
REPRESENTAÇÃO IDIOSSINCRÁTICA (FASE PRÉNUMÉRICA):
A criança representa os problemas de
adição e subtração
sem centrarse
na numerosidade, ou seja, nas relações
numéricas do problema (os dados dos problemas). A criança
está numa fase prénumérica,
sua representação é qualitativa e não
quantitativa. Representa graficamente
com rabiscos, desenhos, cenas, letras e
até números/algarismos sem nenhuma relação com relações numéricas/
numerosidades do problema (ver exemplos).
2.
REPRESENTAÇÃO ICÔNICA (FASE NUMÉRICA): A criança representa os problemas de
adição e subtração centrandose
na numerosidade, ou seja, nas relações
numéricas do problema (os dados dos problemas). A criança está na fase
numérica e sua representação é
quantitativa baseada na correspondência termo a termo. Representa graficamente
a numerosidade dos dados do problema com
rabiscos, marcas gráficas ou desenhos numa correspondência com a
quantidade (ver exemplos).
3.
REPRESENTAÇÃO ICÔNICASIMBÓLICA
(FASE
NUMÉRICA): A criança representa os problemas de adição e subtração
centrandose
na numerosidade, ou seja, nas relações
numéricas do problema (os dados dos problemas). A criança
está na fase numérica e sua representação
é quantitativa baseada na correspondência termo a termo. Semelhante a
representação icônica, representa
graficamente a numerosidade dos dados do problema com rabiscos, marcas gráficas
ou desenhos numa correspondência com a
quantidade só que nessa etapa ela representa também o número/
algarismo junto às marcas gráficas (ver
exemplos).
4.
REPRESENTAÇÃO CONVENCIONAL (FASE NUMÉRICA): A criança representa os problemas de
adição e subtração centrandose
nas relações numéricas, nos dados do
problema e representandoos
de modo convencional, ou seja, com
números/algarismos
ou com o algoritmo/continha, utilizando os sinais convencionais (ver exemplos).
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